quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Primeira consulta na GO após descobrir o aborto retido

Post do BCB, escrito em 18/09/2012:

Obs.: Só para esclarecer, descobri o aborto retido através de um US de emergência, ou seja, pela médica plantonista de uma maternidade. Só consegui marcar com minha GO alguns dias depois, mas falei com ela antes disso por telefone.

Queridas, bom dia! 
Bem, ontem fui à minha GO para conversar com ela pessoalmente pela primeira vez após o sangramento. Já comentei bastante sobre ela aqui, geralmente a conduta dela é extrema (na minha opinião). Ela é a GO da minha irmã também, q está grávida de quase 7 meses. Ela é assim: por exemplo, minha irmã reclamou de azia com 5/6 meses, ela mandou fazer ultra do abdome superior... Ela prima pelo princípio 'se há 1% de chance de acontecer, tome providências'. Até aí ok, é direito dela, não contesto diretamente com ela pq não estudei medicina, claro que dou crédito ao que ela me fala/orienta, apenas não saio do consultório para fazer direto aquilo q ela mandou, penso por algumas horas e costumo associar o bom senso... Óbvio q se o caso estiver grave, nem pensarei duas vezes e seguirei a orientação! Afinal de contas acredito que sou inteligente o suficiente para perceber uma situação de risco, sou informada e atenta aos sintomas, não desprezo nada que meu corpo 'me comunica'. 
Continuando... Nossa conversa já começou 'na bronca'. Ela não gostou do fato d'eu aguardar o aborto naturalmente, no melhor estilo 'entrou tem q sair' rsrs. Na opinião dela, eu deveria ter me internado no dia seguinte q soube q o embrião veio à óbito e ter feito a curetagem... Já expliquei bastante nos outros posts pq não fiz, mas resumindo, a curetagem é indicada apenas para gestações interrompidas no segundo trimestre ou para mulheres com infecção. No meu caso, fiquei bem atenta aos sintomas de infecção, embora o colo do meu útero estivesse fechado e o bebê ser tão miúdo a ponto de não oferecer risco de mumificar, não tinha órgãos. Falando em sintomas, eles são: febre, mal estar, corrimento ou qualquer secreção com cor e cheiro diferente, dores na região do baixo ventre...Raros os casos q eu li em q não havia sintomas suspeitos quando se instalava uma infecção...E, caso suspeite, o correto é se dirigir ao PS e fazer um hemograma de emergência, qq um faz.
Continuando de novo rsrs...Toda hora me desvio e faço comentários rsrs... Vamos lá: depois da bronca, ela me disse: 'vc é durona, hein, mulher! Muito racional, muito diferente de todas q passam pelo mesmo caso'. Respondi q não sou durona, pq realmente não sou. Às vezes bate tristeza, mas repito, não deixo ela me dominar nem mesmo sabotar minha vida. Agora racional, isso sim, eu sou. Equilibro emoção e razão e na minha opinião, se elas não forem parceiras, a vida não fica legal, não fica 'saborosa'  :) Pra mim funciona assim, vou repetir: comparo a minha situação com outras bem piores q algumas pessoas estão passando...É fato, isso funciona e deve mesmo funcionar. Não dá para ficar chorando uma gravidez interrompida quando o embrião tinha 1,6 cm quando comparo com a prima do meu marido, por exemplo, a qual a bebezinha nasceu morta... Imaginam a dor? Tudo prontinho, quartinho, roupinhas, amor gigante aguardando pela princesinha e puff! Num minuto a roda virou! E olha, ela deu a volta por cima, isso foi há 1,7 ano e hoje ela tem a Patrícia, de 2 meses e a coisa mais linda do mundo! Ela teve seu luto mas não desitiu, foi adiante. Isso sim é conduta, mas imaginem a dor dessa criatura! Perto dela, tenho vergonha de derramar uma lágrima. Comigo funciona assim e q fique claro q não critico quem reage diferente, apenas sugiro q tente fazer dessa forma, q tente se colocar no lugar de outras pessoas q estão bem piores.
No final, a médica me examinou, verificou q o colo do meu útero está fechado, q não há presença de secreção suspeita, mas me mandou fazer um US de emergência e disse q, se ainda houver restos, devo me internar para fazer a curetagem... Pensei: "p&ˆ**$, eu comecei a sangrar há apenas 7 dias, é claro q é bem provável q ainda tenha restos, só q PROVAVELMENTE ELES ESTÃO NO SEU CURSO DE SAÍDA!!!" Ainda estou sangrando, ontem não tive nadinha de coágulo, mas ao limpar i xixi ainda desce muito sangue vivo... Avaliei bem e vou fazer o US sim, só q como meio de acompanhamento, não vou me internar para nenhum procedimento cirúrgico. Se eu tivesse q fazer a curetagem, teria optado pelo primeiro dia após a péssima notícia, não é mesmo? Coerente? Acho q sim.
Vale lembrar q ainda estou atenta aos sinais, não descarto nada. E, amores, este é o MEU CASO, quero q ele sirva apenas como relato, para despertar o bom senso entre médico e paciente.

Um comentário:

  1. Eu não sou tão racional qto vc, mas concordo contigo. Tb não quero o procedimento cirúrgico e fiquei esperançosa ao ver que vc não precisou e deu tudo certo, na medida do possível.

    ResponderExcluir