quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Diário clínico do meu aborto (Resumo da evolução)

Resolvi fazer um resumo clínico que facilitará as pesquisas para quem acabou de saber que está abortando (ou tem aborto retido) e está com muito receio do que está por vir:

Sobre mim: 39 anos, primeira gestação, após 8 meses de tentativas.
Idade gestacional quando fiz o beta hcg: 5 semanas e 1 dia.
Valor do beta hcg: 7.630 mUI/ml
1º USG: com 5 semanas e 1 dia, embrião não visível.
2º USG: com 8 semanas e 2 dias, embrião visível medindo 1,6 cm e com batimentos cardíacos audíveis à 146 bpm.
1º sintoma atípico: com 10 semanas e 4 dias, surgiu um pequeníssimo (diâmetro = 3 mm) muco elástico, na cor amarelo escuro.
2º sintoma atípico: com 10 semanas e 5 dias (às 22h), surgiu um corrimento que tomava todo o papel higiênico ao me limpar do xixi, na cor amarelo escuro.
3º USG: em caráter de emergência, com 10 semanas e 5 dias (às 23h30), onde constatou-se o óbito do embrião, que media 1,4 cm (já em fase de absorção) e sem batimentos cardíacos. Concluiu-se que o embrião parou de desenvolver em seguida do 2º USG, ou seja, 8 semanas e 2 dias e o laudo indicou aborto retido. A médica de plantão que me atendeu sugeriu curetagem. Recusei, pois sabia que o procedimento era indicado para gestações interrompidas no 2º trimestre. Questionei se poderia aguardar expelir naturalmente e a mesma me receitou um medicamento chamado Methergin, por 7 dias e de 8h em 8h, que auxiliaria nas contrações para expulsão. Me pediu para retornar em 15 dias se nada acontecesse ou em qualquer dia se eu tivesse febre, hemorragia ou outro sintoma de infecção.
Obs.: Os enjôos matinais e as dores nos seios continuaram até o dia do início do sangramento.

A partir daqui, para facilitar, relatarei o aborto a partir de datas, tendo como origem o dia seguinte ao 3º USG:

Data: 03/09/2012.
Período: 18 dias após a provável data de óbito do embrião (8 semanas e 2 dias).
Sintomas: nenhum, até o corrimento que me levou ao USG de emergência cessou.

Data: 04/09/2012.
Período: 19 dias após a provável data de óbito do embrião (8 semanas e 2 dias).
Sintomas: nenhum.
Obs.: Às 22h iniciei o Methergin, mas nada senti durante a madrugada.

Data: 05/09/2012.
Período: 20 dias após a provável data de óbito do embrião (8 semanas e 2 dias).
Sintomas: nada de cólicas ou dores, apenas tive um pequeno e único corrimento do mesmo tipo que me levou ao USG de emergência.
Obs.: Continuando com  Methergin, nos horários indicados pela médica.

Data: 06/09/2012.
Período: 21 dias após a provável data de óbito do embrião (8 semanas e 2 dias).
Sintomas: nada de cólicas, dores ou corrimentos, porém assim que acordei senti uma dor muito forte na coxa esquerda, tipo muscular, que só cessava quando me movimentava por um bom período.
Obs.: Continuando com  Methergin, nos horários indicados pela médica.

Data: 07/09/2012.
Período: 22 dias após a provável data de óbito do embrião (8 semanas e 2 dias).
Sintomas: nada de cólicas, dores ou corrimentos, porém a dor forte na coxa esquerda continuava, cessando apenas quando me movimentava por um bom período. Comecei a sentir dor leve na coxa direita, do mesmo tipo, muscular.
Obs.: Tomei o Methergin até às 21h, quando comecei a pesquisar mais sobre este medicamento. Vi que ele era usado também para cessar hemorragias e que outras mulheres se queixavam de dores nas pernas e relatavam que de nada havia adiantado para iniciar a expulsão. Resolvi interromper por conta própria.

Data: 08/09/2012.
Período: 23 dias após a provável data de óbito do embrião (8 semanas e 2 dias).
Sintomas: nada de cólicas, dores ou corrimentos. As dores nas pernas diminuíram bastante. Senti leves pontadas no baixo ventre de madrugada.

Data: 09/09/2012.
Período: 24 dias após a provável data de óbito do embrião (8 semanas e 2 dias).
Sintomas: Ao fazer o primeiro xixi do dia, verifiquei ao me limpar uma 'águinha rosada', tipo quando a menstruação vai chegar. Lá pelas 20h, desceu um fluxo forte de sangue, como se todo o 1º dia de menstruação descesse de uma vez só. Me dirigi ao sanitário e lá senti descer vários coágulos, sem dor alguma. Depois de uns 20 minutos, senti cólicas fortes, grau 8 na escala de 1 à 10. Expeli mais uns coágulos e a cólica cedeu. Continuei sangrando, com fluxo razoavelmente forte, durante toda a madrugada, mas nada que sujasse a cama ou me impedisse de dormir.
Obs.: Como eu já havia lido e me preparado para o sangramento, desde a 'águinha rosada' me previni usando absorvente pós-parto.

Data: 10/09/2012.
Período: 25 dias após a provável data de óbito do embrião (8 semanas e 2 dias).
Sintomas: continuou o sangramento com fluxo razoavelmente forte durante o dia, sem cólicas. Mas às 20h, senti novamente as cólicas fortes, expeli mais coágulos, só que a cólica não cedeu desta vez. Vale ressaltar que as cólicas são suportáveis, desde que você não queira dormir rsrs. Tomei Buscopan Composto porque precisava acordar cedo no dia seguinte, senão não seria necessário.
Obs.: Continuei com o absorvente pós-parto.

Data: 11/09/2012.
Período: 26 dias após a provável data de óbito do embrião (8 semanas e 2 dias).
Sintomas: continuou o sangramento com fluxo razoavelmente forte durante o dia, sem cólicas. 
Obs.: Continuei com o absorvente pós-parto.

Data: 12/09/2012.
Período: 27 dias após a provável data de óbito do embrião (8 semanas e 2 dias).
Sintomas: continuou o sangramento com fluxo mediano durante o dia, sem cólicas. À noite, desceram coágulos médios.
Obs.: Continuei com o absorvente pós-parto.

Data: 13/09/2012.
Período: 28 dias após a provável data de óbito do embrião (8 semanas e 2 dias).
Sintomas: o sangramento ficou bem fraco, a ponto de só ser observado quando me limpava ao fazer xixi. À noite, desceram coágulos médios.
Obs.: Passei a usar absorvente noturno comum.

Data: 14/09/2012.
Período: 29 dias após a provável data de óbito do embrião (8 semanas e 2 dias).
Sintomas: o sangramento continuou bem fraco, a ponto de só ser observado quando me limpava ao fazer xixi. À noite, desceram coágulos médios.
Obs.: Continuei a usar absorvente noturno comum.

Data: 15/09/2012.
Período: 30 dias após a provável data de óbito do embrião (8 semanas e 2 dias).
Sintomas: o sangramento ficou mais fraco ainda, a ponto de quase não ser observado quando me limpava ao fazer xixi. À noite, ainda desceram coágulos médios, para minha surpresa.
Obs.: Continuei a usar absorvente noturno comum.

Data: 16/09/2012.
Período: 31 dias após a provável data de óbito do embrião (8 semanas e 2 dias).
Sintomas: o sangramento ainda bem fraquinho, a ponto de quase não ser observado quando me limpava ao fazer xixi. À noite, ainda desceram coágulos médios, para minha surpresa mais uma vez.
Obs.: Continuei a usar absorvente noturno comum.

Data:17/09/2012.
Período: 32 dias após a provável data do óbito do embrião (8 semanas e 2 dias).
Sintomas: nenhum, apenas continua saindo sangue vivo e em quantidade média (suja 70% do papel) quando vou me limpar ao fazer xixi.
Obs.: Hoje usei absorvente, mas ao contrário das outras vezes, não me surpreendi com nenhum coágulo. Acho que finalmente está acabando, mas só vou saber no US que vou fazer brevemente.

Data:18/09/2012.
Período: 33 dias após a provável data do óbito do embrião (8 semanas e 2 dias).
Sintomas: nenhum, apenas continua saindo sangue vivo e em quantidade pequena (suja 30% do papel) quando vou me limpar ao fazer xixi.
Obs.: Hoje não usei absorvente. E só consegui marcar US para 28/09! Mas ok, continuo atenta aos sintomas e enquanto isso estou correndo atrás dos exames para verificar as prováveis causas do aborto.

Data:19/09/2012.
Período: 34 dias após a provável data do óbito do embrião (8 semanas e 2 dias).
Sintomas: nenhum, apenas manchas super leves, bem clarinhas, ao me limpar ao fazer xixi.

Daí pra frente, nada de manchinhas. Tudo limpinho.

4 comentários:

  1. ESTOU COM MEDO ESTOU COM SACO GESTACIONAL JA FAZ 16 SEMANAS TENHO QUE IR PARA HOSPITAL SEXTA FEIRA ESTOU A BASE DE CHORO NAO AGUENTO DE TANTO CHORA ME AJUDA

    ResponderExcluir
  2. Olá Renata, lendo seu post me identifiquei bastante. Soube ontem que o coração do meu bebê parou de bater. Estou com 11 semanas e dois dias, porém pelo US parou com 9 semanas e 1 dia. Meu GO de cara sugeriu aguardar mais 2 semanas para ver se o corpo vai expelir naturalmente e eu de cara concordei, porque acredito que as coisas devam ocorrer de forma natural. Obviamente estou bem triste, porém assim como você sou racional. Vou aguardar e torcer para que as coisas tomem seu curso natural e que doa o menos possível (confesso ter um medinho da dor, das cólicas, até porque nunca senti cólica na minha vida). Mas entre sentir cólica, e fazer curetagem, só realizarei este procedimento se for a última possibilidade ou se correr algum risco, como infecção. Ler seu post clareou minha decisão e fiquei feliz por meu GO não ter indicado a curetagem de cara, porque precisamos ter um bom discernimento e recionalidade para dizer "NÃO, QUERO ESPERAR O CURSO NATURAL DA VIDA", como você fez. O engraçado é que minha irmã também está grávida e nossos bebês teriam 2 meses de diferença, mas continuo bastante feliz pois a gestação dela está tudo OK e logo teremos mais um sobrinho na família. Diferente de você (e respeito sua posição) acredito em Deus e não o questiono "Porque comigo, o que fiz para merecer?". Não acredito que sou melhor que ninguém, e sim que ocorreu o que tinha de ocorrer, por algum motivo que eu desconheça no momento. Mas enfim, bola para frente.
    É minha 1º gestação, planejada e desejada. Estou com 34 anos e pretendo, quando tudo se normalizar, engravidar novamente. Beijos Viviane

    ResponderExcluir
  3. Parabéns menina pela força.
    Também passei p um aborto retido, sofrendo a perda, o sonho desmoronando...foi um amadurecimento impressionante. Mas o mais lindo foi o consolo de Deus, a força dEle. Eu e meu esposo nos agarramos um no outro e rezamos, fomos à Missa e mergulhamos no mistério de ter um filho já no céu, q um dia encontraremos.
    Decidimos p esperar a expulsão naturalmente, decisão difícil mas madura, me senti como Maria, quando ficou com Jesus morto no colo ao ser descido da cruz.
    Pensei...se ela conseguiu, vou conseguir. Aguardamos e depois de três semanas o processo i c dores na lombar e cólicas, fortes mas suportáveis. O útero foi limpando e, agora vamos fazer a USG p verificar tudinho.
    Confiar o presente e o futuro em Deus.
    Nos capacita Senhor, nos fortalece. Amém. Beijo no coração de todas mamães e papais q tem seus filhos no céu, lembrem c toda certeza estão salvos e felizes.

    ResponderExcluir
  4. Estou despedaçada mau posso acreditar o meu o correu com seis semanas muito desejado choro o tempo todo mas confio na Quelé que tudo pode embora queira tirar logo vou esperar a natureza fazer seu curso que deus nos conforte neste momento tão triste

    ResponderExcluir