quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Aborto retido: meu caso


Amigas, atenção! Quem quiser ler minhas conversas no BCB, muito interessantes por sinal, acesse aqui:

http://brasil.babycenter.com/thread/111513/aborto-retido-sem-curetagem---relato

Para quem vai ficar apenas aqui, vou colando as partes mais relevantes. Lá vai:

Post do BCB, escrito em 10/09/2012:

Resolvi escrever com fins solidários. Relatando meu caso, acredito que possa estar ajudando muitas mulheres, assim como encontrei ajuda em diversos depoimentos que li a respeito, em vários sites e blogs na internet. Porém, muitos dos posts que me interessavam estavam incompletos...Quando o relato estava justamente no ponto em que eu precisava, não havia seguimento...E isso era bem decepcionante! Desta forma, resolvi postar aqui todo meu processo e espero sinceramente aliviar alguns corações aflitos. Vamos lá...

Para quem se interessar em saber como me senti emocionalmente, veja este tópico:

http://brasil.babycenter.com/thread/108949/um-tchau-e-um-alerta

Agora vou fazer um breve resumo sobre minha gravidez e discorrer sobre o que aconteceu comigo clinicamente:

Tenho 38 anos, faço 39 daqui 25 dias e estava tentando engravidar desde fevereiro de 2012. Consegui um resultado positivo em 13/07/12, ou seja, até que não demorou muito. Era a minha primeira gravidez. Com 5 semanas e 1 dia, fiz um ultrassom de emergência pois senti umas fisgadinhas no baixo ventre e queria descartar uma gravidez tubária. Descobri que a gravidez estava no seu curso normal, no útero, mas não consegui nem ver o embrião. Neste mesmo dia fiz o exame quantitativo de beta hcg e o resultado foi 7.630, muito alto, a média para a idade gestacional era por volta de 2.000. Como eu fuçava tudo na internet, acabei achando relatos que ligavam um beta alto com anormalidades no bebê...Mas em seguida li que era um tal de 'beta hcg livre' e não o normal que apontava para anomalias. Relaxei. Fiz outro ultrassom com 8 semanas e 2 dias e aí vi tudo que queria: um embrião de 1,6 cm, coerente com as 8 semanas, e um coração batendo com 146 bpm! Confesso que fiquei feliz e aliviada e mal sabia o que me esperava. Meu próximo ultrassom seria com 12 semanas, já para a avaliação da translucência nucal. 
Porém, com 10 semanas e 4 dias, saiu um 'mucozinho', bem pequeno e bem elástico, quase seco... Se fizesse uma bolinha com ele, seria de 3 mm aproximadamente, ou seja, quase nada! A cor era amarelo escuro, tipo ouro. Como minha irmã está grávida de 6 meses, liguei para ela e questionei se havia acontecido com ela também, afinal de contas não era sangue vivo e eu não estava muito preocupada, só curiosa. Ela disse que aconteceu com ela muitas vezes e que inclusive estava numa fase de corrimentos intensos (o bebê dela está super bem!). Relaxei. No dia seguinte, ou seja, com 10 semanas e 5 dias, no fim da noite senti minha calcinha umidecida. Fui ao banheiro e ao me limpar vi um corrimento que tomou todo o papel, desta vez viscoso, da mesma cor do anterior, amarelo escuro (ouro). Algo me dizia que não era normal e fui direto para a emergência da maternidade local. Chegando lá, fui examinada e a plantonista me garantiu que o corrimento era mesmo bem comum e que a cor não era preocupante... Ela verificou o colo do útero, que estava fechado. Mas exigi um ultrassom...Então constatei que o bebê (menina, já havia feito a sexagem fetal) não tinha batimentos cardíacos. Óbvio que fiquei triste, mas tentei ser o mais racional possível, é assim que costumo proceder, talvez porque eu seja cética fica bem mais fácil, acredito. A médica me deu de cara um relatório com os custos da curetagem, que eu peguei e só não ignorei por respeito. Questionei se eu não poderia aguardar o aborto de forma espontânea, em casa, e ela me desanimou bastante. Me receitou um medicamento chamado Methergin, por 7 dias, de 8h em 8h e disse que provavelmente não faria efeito.
Cheguei em casa e arranquei forças não sei de onde para procurar sobre o assunto na internet. Mas primeiro fiz uma verdadeira 'limpa' em casa e no computador. Tudo que eu tinha relacionado ao bebê foram para lixeira, sem dó nenhuma. Lembranças só nos torturam. Numa nova gravidez farei tudo de novo, com o maior prazer...Mas ficar remoendo algo que não deu certo não é a minha praia. A vida é muito sucinta para vivermos de inverno...Só não me desfiz do berço provençal, que além de caro, ainda estava desmontado...Despachei ele para um canto do quarto que será do futuro bebê e fechei a porta. Bem, continuando...Nas minhas pesquisas, vi que com o colo do útero fechado é bem difícil ocorrer infecções e que é também bem raro um embrião que ainda não tem órgãos mumificar. Descobri que a curetagem é um procedimento cirúrgico indicado para gestações interrompidas no 2º trimestre e que quando acontece da gravidez parar no 1º trimestre, o correto é aguardar o corpo expelir naturalmente, o que pode levar mais de 30 dias. 
A curetagem oferece muitos riscos, nem sempre o procedimento é bem sucedido...Vi casos em que mulheres tiveram que fazer duas curetagens seguidas, por restarem vestígios...Vi também relatos de úteros perfurados que causaram infertilidade... Em muitos lugares no mundo não se faz mais curetagem no 1º trimestre. Sei que muitas optam pelo procedimento por causa do sofrimento emocional...Cada uma é cada uma, mas pense bem se vale a pena correr riscos desnecessários... No meu caso, preferi encarar as feras da tristeza e decepção cara a cara...Não foi fácil, mas garanto que fortalece. Falando assim parece até impossível para quem acabou de descobrir que perdeu seu bebê, mas acreditem, é possível.
Era um domingo quando descobri que o embrião não tinha vida...Na segunda, resolvi uns problemas e me dediquei a expurgar minha decepção...Estava decidida a não tomar o medicamento, então liguei para a minha GO, expliquei tudo e pedi a opinião dela, que me assustou muito...Disse que corria riscos, pediu hemograma de emergência, pois poderia estar com infecção sem saber, etc...Perguntei se poderia aguardar até nossa consulta, que seria uma semana depois, e ela foi categórica: não! Mesmo assim decidi confiar no meu bom senso: infecção raramente não vem acompanhada de febre e mal estar, só vi casos raros...Eu havia feito um hemograma recentemente e estava tudo certinho, então concluí que se acontecesse alguma infecção, certamente meu organismo, que se encontrava normal, haveria de me alertar com febre ao menos... E o que li na internet antes me deixou mais confiante. É claro que fui franca com minha GO, disse que não ia fazer curetagem de forma alguma e nem fazer medicação no hospital (cytotec), como ela recomendou. Então ela me mandou ao menos tomar o tal do Methergin que a plantonista receitou para ajudar a expelir.
Tomei o Methergin na terça mesmo, na maior expectativa, pois li que ele causava cólicas super fortes...Meninas, tomei por 4 dias e não senti naaaaada de cólica, apenas dores na coxa, bem fortes. Fui investigar melhor o Methergin na internet e li que ele também era receitado para reduzir hemorragias (???)... Como não havia sentido nada até então, decidi suspender por conta própria e fazer o que sempre quis, que era aguardar a natureza fazer seu trabalho. Resumindo: tomei Methergin de terça à sexta. Quando foi domingo de manhã, já saiu uma 'águinha rosada', como no início de uma menstruação comum...Comecei a sentir umas pontadinhas na região do útero, tipo cólica bem leve...Mas às 21h senti um fluxo intenso descendo, mas já estava preparada com absorvente pós-parto...É assim mesmo que acontece meninas, do nada! Não vem acompanhado de uma super cólica não! Simplesmente desce um super fluxo, como se fosse 1 dia inteiro de mesntruação em 1 minuto! Mesmo com absorvente, corri para o vaso...Claro que a posição facilita a saída do fluxo...Não tenham medo, quando o sangue com coágulos está saindo, não dói. Depois do primeiro fluxo, que dura uns 5 minutos, começa então a fase mais crítica da cólica, mas não é nada insuportável não, é bem dolorida, parece muito com cólica intestinal. E mais fluxo...Fui novamente para o vaso e senti direitinho saindo tipo um ovinho, que deveria ser o saco gestacional....Fiz questão de não ver nada, sempre dava descarga logo para não cair na tentação de olhar... Depois senti mais um pouquinho de cólica mediana, sangramento tipo menstruação e a cólica vai cedendo aos poucos... Ao fim de 8 horas, não tinhas mais cólicas...Agora vou fazer um ultrassom na sexta-feira para saber se há restos ovulares...Soube que se houver, temos que aguardar novamente a natureza faça seu trabalho...Li que teve mulheres com intervalos de 15 dias para sair tudo...Espero ter esta sorte. Espero ter ajudado. Que fique claro que não estou mais triste e sim esperançosa pela próxima gravidez... Meus planos apenas foram adiados e não ceifados. Boa sorte à todas!


3 comentários:

  1. Nossa foi o melhor depoimento q li. Super explicativo. Também passei pela frustração de ler e ñ conseguir saber exatamente o q queria. Espero q esteja já feliz e com seu sonho realizado. Pq eu estou na fase da incerteza se faço curetagem ou espero o trabalho da natureza.

    ResponderExcluir
  2. Eu tbm estou na dúvida se faço a curetagem ou espero a próxima menstruação. Já se passaram mais de 15 dias, estou sangrando pouco e na transvaginal constou restos ovulares, pouco, mas tem. Porém o que me incomoda é o mau cheiro. Não sei se tem corrimento, pq só vejo o sangue,não sinto dores, febre, nada. Só o mau cheiro. Alguém está passando por isso ? Creio que eu tinha 4 semanas de gestação

    ResponderExcluir
  3. Em quanto tempo mais ou menos saiu tudo?

    ResponderExcluir