segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Beta HCG - Tabela de Valores de Referência

Olá, amigas.

Esse post é sobre a tabela que anexei no último post. Na minha opinião, é um tanto furada. Coisas importantes a saber, entendidas depois de uma longa conversa com minha médica:

Não há problema se seu beta HCG for baixo com poucos dias de atraso. Pode ser que você tenha tido uma ovulação tardia sem saber. Eu fiz o exame com um pouco mais 48h de atraso e deu 111,80 mUI/ml. E se encaixava direitinho na tabela de referência do HCG abaixo, leiam o post anterior para entender.
Vi casos em que eram menores no mesmo prazo que o meu, tipo: 97,00 mUI/ml, 49,00 mUI/ml, entre outros. O mais importante é que ele no MÍNIMO dobre em 48h. "Dobrar" é uma referência baseada na média, porque na verdade ele sobe um pouco mais. Isso sim é sinal de gravidez em curso normal.
Queria aqui ressaltar a importância do acompanhamento da gravidez pelo exame de beta HCG. Isso evita muitas frustrações. Eu realmente sou atípica, acho bem chato detonar uma expectativa de ser mãe, mas não triste. Para eu ficar triste, tem que ser algo que me ameace. E para me ameaçar, tem que ser algo muito grave, sem saída, entendem? Mas muitas mulheres não pensam como eu, acho até que a maioria... E muitas ficam em êxtase quando fazem o primeiro beta, para algumas é a realização de um sonho. Daí vão ao médico e eles marcam uma USG para algumas semanas depois. Neste hiato, zilhões de planos são gerados: quartinho, roupinhas, parto... Conversas e inscrições em blogs, apps no iPhone rsrs. E isso é perfeitamente normal, contanto que seja para um evento que vai progredir! E o beta nos diz bastante sobre isso.
Nessa fase de gravidezes, eu estudei bastante sobre o assunto e tem duas coisas básicas que eu destaco:

1. Betas que sobem até 66% em 48h ou menos que isso indicam um péssimo prognóstico. Mesmo que evoluam (nessa proporção), vão desembocar no abortamento. É fato. Estatísticas médicas.

2. Betas muito altos para a idade gestacional precisam ser acompanhados com outros exames, pois também não tem bom prognóstico. Isso se você sabe ao certo o dia que engravidou, ou seja, se você faz acompanhamento seriado ou se só fez sexo no período considerado fértil e não mais até o fim do ciclo.

Eu, infelizmente, me encaixei nos dois casos. Na primeira gravidez, o beta altíssimo no início da quinta semana (7 mil e poucos) era sinal precoce da má formação, que se confirmou nos exames de ultrassom.
Na segunda gravidez, agora, meu beta aumentou próximo de 60% a cada 48h. E minha médica já marcou minha USG para tomarmos providências. Só espero que não seja ectópica, porque fujo de cirurgias! Mas já li sobre casos como o meu em que era ovo cego. Sei que vai soar estranho o que vou escrever agora, mas: tomara!

Bem, meninas, esse é mais um alerta. Espero que sirva para quem busca informações na net e dá de cara com um monte de textos técnicos e desencontrados ou mesmo religiosos, que nos confundem.

Beijos e até breve. Postarei mais tarde sobre o desfecho do meu caso.

Ah! O principal, a evolução do meu beta:

Primeiro dia da última menstruação: 11/11
Data provável da ovulação: 23 ou 24/11
Data limite para fecundação/concepção: 26 ou 27/11
Data provável da implantação no útero (7 ou 8 dias depois da concepção): entre 02 e 05/12
Data provável do início da produção do HCG: entre 02 e 05/12
Então a contagem do beta HCG pode ser iniciada tendo como datas-base 02 e 05/12 e assim consultar a tabela de semanas (veja post anterior).

No meu caso:

Data do 1º beta HCG: 11/12, 9 dias após a implantação (se considerarmos que tenha ocorrido em 02/12) ou 6 dias após a implantação (se considerarmos que tenha ocorrido em 05/12).
Valor: 111,80 mUI/ml.
Consultando a tabela: usando a data máxima para maior segurança, 9 dias, ou seja, 1 semana e 2 dias, deveria estar entre 50 e 100 mUI/ml. Sendo assim, com 111,80, me encaixei!


Data do 2º beta HCG: 15/12, 13 dias após a implantação (se considerarmos que tenha ocorrido em 02/12) ou 10 dias após a implantação (se considerarmos que tenha ocorrido em 05/12).
Valor: 279,90 mUI/ml.
Evolução: aumento de aproximadamente 60% a cada 48h.
Consultando a tabela: usando a data máxima para maior segurança, 13 dias, ou seja, 1 semana e 6 dias, deveria estar entre 50 e 100 mUI/ml. Sendo assim, com 279,90, passei!


Data do 3º beta HCG: 17/12, 15 dias após a implantação (se considerarmos que tenha ocorrido em 02/12) ou 12 dias após a implantação (se considerarmos que tenha ocorrido em 05/12).
Valor: 303,10 mUI/ml.
Evolução: aumento de aproximadamente 8,30% a cada 48h.
Consultando a tabela: usando a data máxima para maior segurança, 15 dias, ou seja, 2 semanas e 1 dia, deveria estar entre 100 e 5.000 mUI/ml. Sendo assim, com 303,10, passei!

É importante dizer que fiz os exames quase no mesmo horário e que fiz coito programado no mês de novembro, então não tem erro de cálculo de datas.

Nem preciso dizer que não será necessário fazer outro beta. O alívio de tudo isso é que cresceu pouco, então creio que já esteja próximo do declínio e abortamento. Vou tentar como da outra vez, se estiver no útero, quero que seja natural, sem curetagem.

Ufa! Tchau!


7 comentários:

  1. Olá Renata,

    Hoje conheci teu blog e aguardo ansiosa por um desfecho feliz para vc, seja pelo método atual (natural) ou pela FIV.
    Temos algumas semelhanças pois tenho 37 anos e tb engravidei após 7 ciclos sem ACO...aborto retido curetado em 14/12.
    Como sou muito racional, já passei rapidamente pelo fundo do poço e agora estou com planos para 2013...e a FIV sem demora é uma das opções por conta da idade.
    Boas festas e por favor mantenha o blog atualizado :)
    Gisele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gisele. Primeiramente sinto mto pela sua perda, sei exatamente o que está sentindo. Mas a boa notícia é q, já q somos tão semelhantes até mesmo emocionalmente, vai passar. E vc vai ficar mais forte. Não estranhe se vc começar a considerar coisas que achava q seria impossível conceber, faz parte.
      Obrigada pelos votos, espero que tudo termine bem. Mas não vou mais tentar naturalmente, já é a segunda má formação, então na FIV ao menos os embriões são selecionados... Não garante nada, eu sei, mas minha consciência ficará em paz ao menos. Beijos e desejo tbm toda a sorte a vc para 2013. Conheço mtas mulheres q foram bem sucedidas depois do 1º aborto, vá em frente!!!

      Excluir
  2. Olá gostaria se possível de esclarecer algumas dúvidas, tenho um atraso menstrual de aproximadamente 1 mês e meio, e muitos dos tais sintomas de gravidez, fiz um beta que constou 0,67 negativo certo?
    e fiz outro que constou 2,0 isso é uma evolução, ou é normal ocilar na dosagem...
    Já que normalmente quando o faço (faço o beta periodicamente por conta de uma gestação ectópica) sempre dá 0...
    Por favor se puder me ajudar fico muito grata!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu tambem tive os dois casos em uma gestacao so.
    O beta era muito alto se comparado ao ultrassom.
    E em seguida o beta nao dobrava,apenas subia uma porcentagem... ate que enfim caiu.

    ResponderExcluir
  4. Meninas me ajudem por favor. Fiz meu primeiro beta com 2 dias de atraso e deu 290 com 8 dias fiz o segundo beta e o resultado foi 688 e no terceiro com 16 dias de atraso deu 986, acho que não está normal, o que vcs acham ?

    ResponderExcluir
  5. Meu Beta deu 739 o primeiro segundo depois de dois dias 1314,0 o terceiro depois de 4000 com mais 6 dias 7298,00 nada feliz...óbvio que não está evoluindo decidi cotar ontem com mais seis dias 7439,0... aguardando ver se meu corpo expulsa...vou ao pronto socorro amanhã se nada mudar

    ResponderExcluir
  6. Olá meninas me ajuda estou sangrando e meu beta dia 25/02 de 19925 e dia 27/02 deu 20363 subiu 2% nesse caso era pra mim estar de 10 semanas e não 6 o que vc acha?

    ResponderExcluir