sábado, 22 de dezembro de 2012

2º Aborto - Diário Clínico

Olá, queridas.

Bem, hora de iniciar o novo diário clínico. Como andam dizendo na novela, 'esse é o meu tapete' rs.
Eu tinha consulta marcada com minha médica para sexta-feira. Ia fazer um USG para ver se o 'ovo cego' estava no útero ou na trompa. Sim, queridas, pelo visto desta vez foi uma gestação anembrionária. Tenho quase certeza devido aos valores baixíssimos do beta HCG... Perdi a oportunidade de saber ao certo, mas tudo bem, não tenho bola de cristal e não ia imaginar que desta vez o aborto fosse iniciar tão cedo. Mas vamos direto ao assunto. Revisando:

Primeiro dia da última menstruação: 11/11
Data provável da ovulação: 23 ou 24/11
Data limite para fecundação/concepção: 26 ou 27/11
Data provável da implantação no útero (7 ou 8 dias depois da concepção): entre 02 e 05/12
Data provável do início da produção do HCG: entre 02 e 05/12
Então a contagem do beta HCG pode ser iniciada tendo como datas-base 02 e 05/12 e assim consultar a tabela de semanas.

No meu caso:


Data do 1º beta HCG: 11/12, 3 dias de atraso menstrual, 9 dias após a implantação (se considerarmos que tenha ocorrido em 02/12) ou 6 dias após a implantação (se considerarmos que tenha ocorrido em 05/12).

Valor: 111,80 mUI/ml.

Data do 2º beta HCG: 15/12, 7
 dias de atraso menstrual, 13 dias após a implantação (se considerarmos que tenha ocorrido em 02/12) ou 10 dias após a implantação (se considerarmos que tenha ocorrido em 05/12).
Valor: 279,90 mUI/ml.
Evolução: aumento de aproximadamente 60% a cada 48h.

Data do 3º beta HCG: 17/12, 9
 dias de atraso menstrual, 15 dias após a implantação (se considerarmos que tenha ocorrido em 02/12) ou 12 dias após a implantação (se considerarmos que tenha ocorrido em 05/12).
Valor: 303,10 mUI/ml.
Evolução: aumento de aproximadamente 8,30% a cada 48h.

Data: 21/12/12, 13 dias de atraso menstrual.
Sintoma: Sangramento leve iniciado às 22h, tipo princípio de menstruação, alternando entre secreção rosada e marrom escuro.

Data: 22/12/12, 14 dias de atraso menstrual.
Sintoma: Aumento discreto do sangramento, ainda tipo princípio de menstruação, na cor vermelho vivo.

Amores, eu volto para descrever até o fim, como na outra vez.

Beijos!



quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Interpretação da Tabela de Beta HCG

Olá, amigas!

Bem, realizei meus dois primeiros betas desta gestação no BRONSTEIN, aqui no Rio de Janeiro. O exame quantitativo vem cru, apenas com as referências:

Negativo - Inferior a 5 mUI/mL
Indeterminado - 5 a 25 mUI/mL
Positivo - Superior a 25 mUI/mL
Mulheres pos-menopausa - inferior a 8 mUI/mL

Porém fiz o último no LABS D'OR, também no Rio de Janeiro, pois tinha outros exames para realizar em conjunto. Fiquei feliz ao ver uma tabela explicativa de valores de beta HCG e principalmente porque bateram "certinho" com minhas duas gestações, ou seja, muito alto na primeira e muito baixo na segunda, ambos terminaram no não desenvolvimento do embrião.

Mas ATENTEM:  a MEDIANA é que serve como base de análise. 

Beijos!




segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Beta HCG - Tabela de Valores de Referência

Olá, amigas.

Esse post é sobre a tabela que anexei no último post. Na minha opinião, é um tanto furada. Coisas importantes a saber, entendidas depois de uma longa conversa com minha médica:

Não há problema se seu beta HCG for baixo com poucos dias de atraso. Pode ser que você tenha tido uma ovulação tardia sem saber. Eu fiz o exame com um pouco mais 48h de atraso e deu 111,80 mUI/ml. E se encaixava direitinho na tabela de referência do HCG abaixo, leiam o post anterior para entender.
Vi casos em que eram menores no mesmo prazo que o meu, tipo: 97,00 mUI/ml, 49,00 mUI/ml, entre outros. O mais importante é que ele no MÍNIMO dobre em 48h. "Dobrar" é uma referência baseada na média, porque na verdade ele sobe um pouco mais. Isso sim é sinal de gravidez em curso normal.
Queria aqui ressaltar a importância do acompanhamento da gravidez pelo exame de beta HCG. Isso evita muitas frustrações. Eu realmente sou atípica, acho bem chato detonar uma expectativa de ser mãe, mas não triste. Para eu ficar triste, tem que ser algo que me ameace. E para me ameaçar, tem que ser algo muito grave, sem saída, entendem? Mas muitas mulheres não pensam como eu, acho até que a maioria... E muitas ficam em êxtase quando fazem o primeiro beta, para algumas é a realização de um sonho. Daí vão ao médico e eles marcam uma USG para algumas semanas depois. Neste hiato, zilhões de planos são gerados: quartinho, roupinhas, parto... Conversas e inscrições em blogs, apps no iPhone rsrs. E isso é perfeitamente normal, contanto que seja para um evento que vai progredir! E o beta nos diz bastante sobre isso.
Nessa fase de gravidezes, eu estudei bastante sobre o assunto e tem duas coisas básicas que eu destaco:

1. Betas que sobem até 66% em 48h ou menos que isso indicam um péssimo prognóstico. Mesmo que evoluam (nessa proporção), vão desembocar no abortamento. É fato. Estatísticas médicas.

2. Betas muito altos para a idade gestacional precisam ser acompanhados com outros exames, pois também não tem bom prognóstico. Isso se você sabe ao certo o dia que engravidou, ou seja, se você faz acompanhamento seriado ou se só fez sexo no período considerado fértil e não mais até o fim do ciclo.

Eu, infelizmente, me encaixei nos dois casos. Na primeira gravidez, o beta altíssimo no início da quinta semana (7 mil e poucos) era sinal precoce da má formação, que se confirmou nos exames de ultrassom.
Na segunda gravidez, agora, meu beta aumentou próximo de 60% a cada 48h. E minha médica já marcou minha USG para tomarmos providências. Só espero que não seja ectópica, porque fujo de cirurgias! Mas já li sobre casos como o meu em que era ovo cego. Sei que vai soar estranho o que vou escrever agora, mas: tomara!

Bem, meninas, esse é mais um alerta. Espero que sirva para quem busca informações na net e dá de cara com um monte de textos técnicos e desencontrados ou mesmo religiosos, que nos confundem.

Beijos e até breve. Postarei mais tarde sobre o desfecho do meu caso.

Ah! O principal, a evolução do meu beta:

Primeiro dia da última menstruação: 11/11
Data provável da ovulação: 23 ou 24/11
Data limite para fecundação/concepção: 26 ou 27/11
Data provável da implantação no útero (7 ou 8 dias depois da concepção): entre 02 e 05/12
Data provável do início da produção do HCG: entre 02 e 05/12
Então a contagem do beta HCG pode ser iniciada tendo como datas-base 02 e 05/12 e assim consultar a tabela de semanas (veja post anterior).

No meu caso:

Data do 1º beta HCG: 11/12, 9 dias após a implantação (se considerarmos que tenha ocorrido em 02/12) ou 6 dias após a implantação (se considerarmos que tenha ocorrido em 05/12).
Valor: 111,80 mUI/ml.
Consultando a tabela: usando a data máxima para maior segurança, 9 dias, ou seja, 1 semana e 2 dias, deveria estar entre 50 e 100 mUI/ml. Sendo assim, com 111,80, me encaixei!


Data do 2º beta HCG: 15/12, 13 dias após a implantação (se considerarmos que tenha ocorrido em 02/12) ou 10 dias após a implantação (se considerarmos que tenha ocorrido em 05/12).
Valor: 279,90 mUI/ml.
Evolução: aumento de aproximadamente 60% a cada 48h.
Consultando a tabela: usando a data máxima para maior segurança, 13 dias, ou seja, 1 semana e 6 dias, deveria estar entre 50 e 100 mUI/ml. Sendo assim, com 279,90, passei!


Data do 3º beta HCG: 17/12, 15 dias após a implantação (se considerarmos que tenha ocorrido em 02/12) ou 12 dias após a implantação (se considerarmos que tenha ocorrido em 05/12).
Valor: 303,10 mUI/ml.
Evolução: aumento de aproximadamente 8,30% a cada 48h.
Consultando a tabela: usando a data máxima para maior segurança, 15 dias, ou seja, 2 semanas e 1 dia, deveria estar entre 100 e 5.000 mUI/ml. Sendo assim, com 303,10, passei!

É importante dizer que fiz os exames quase no mesmo horário e que fiz coito programado no mês de novembro, então não tem erro de cálculo de datas.

Nem preciso dizer que não será necessário fazer outro beta. O alívio de tudo isso é que cresceu pouco, então creio que já esteja próximo do declínio e abortamento. Vou tentar como da outra vez, se estiver no útero, quero que seja natural, sem curetagem.

Ufa! Tchau!


domingo, 16 de dezembro de 2012

Bad news :(

Olá, queridas.

Bem, parece que o nome deste blog foi profético: vou ter que partir para a FIV mesmo. Digo isso porque eu até pensei em mudá-lo quando descobri minha segunda gravidez dia 10/12. Siiiim, eu até que engravidei bem rápido depois do aborto, no segundo ciclo de tentativa.
Fiz o beta no dia 11/12 pela manhã, dia que minha irmã estava indo para a maternidade ter meu "coisoco lindo"... E um pouquinho antes dele nascer, vi meu resultado pelo celular: 111,80 mUI/ml. No caminho para casa, dei uma espiada no celular mesmo se o valor estava coerente com 48h de atraso e o primeiro post que encontrei relatava um caso idêntico ao meu, só que o valor dela era 97,00 mUI/ml... E a gravidez foi super normal! Fiquei satisfeita, estava feliz com a chegada do meu afilhado junto com a notícia que poderia ter uma gestação saudável desta vez.
Lembrando um pouquinho minha história: após a primeira perda, fui à uma médica especialista em reprodução humana, realizei todos os exames para descobrir a(s) provável(is) causa(s) do aborto. Os exames apontaram que sou provável portadora de trombofilia e que tenhoTireoidite de Hashimoto, mas também que ainda não sofri consequência alguma referente à ambas. Sendo assim, ela me receitou Puran T4 25mg e me informou que, já que eu queria tentar por 3 meses engravidar naturalmente (não tinha históricos anteriores de aborto, então tinha esperança de ter a sorte que muitas tiveram de ter uma nova gravidez tranquila), precisaria avisá-la rapidamente quando me descobrisse grávida para que ela iniciasse as injeções de heparina para prevenção de trombos. E assim foi, marquei uma consulta com ela  dia 14/12, data mais próxima disponível. Levei o beta impresso e ela me pediu para fazer outros dois a cada 48h para acompanhar a evolução e já me receitou o Clexane 20mg para início imediato. Mandou que eu fizesse o beta no dia seguinte de manhã, sábado (15/12) e o outro dia 17/12. Quando eu estava me despedindo, ela me disse: "me liga assim que sair o beta, não tem problema ser sábado ou domingo, geralmente sai no mesmo dia, mas me liga!". Aquilo martelou na minha cabeça, mas só o tempo d'eu chegar na casa da minha irmã e ver meu lindinho.... Passei o dia inteiro com eles e quando cheguei em casa, retomei a reflexão sobre o "me liga"... Por que "me liga"? Se tudo tivesse normal, ela esperaria a nova consulta, que por sinal já estava agendada para 21/12.
Quero confessar uma coisa meio boba para vocês, mas acontece direto comigo: sempre tenho grandes revelações quando estou no banho rsrs. Não sei por que, talvez porque seja um momento solitário onde posso colocar os pensamentos em ordem... Sei lá! Mas acontece assim... Bem, continuando: estava no banho e me veio na mente que o beta estava baixo... Vejam bem, eu só havia lido um caso e de sucesso. Mas saindo do banho, resolvi pesquisar e vi que muitas meninas tinham valores de beta muito maiores que o meu na mesma idade gestacional... Aquilo já me quebrou e eu senti a mesma sensação de quando vi aquele corrimento escuro que gerou meu primeiro aborto. Galera, é chato pra car$#%&!!!!
Mas aí achei uma tabela que indica valores do hormônio a partir da implantação do óvulo fertilizado no úetro, espiem abaixo e vejam que eu me encaixo direitinho. Assim: fiz coito programado e a concepção ocorreu no máximo dia 25/11. Contando mais 7 dias para implantação no útero, 02/12. Fiz o primeiro beta em 11/12, ou seja, 9 dias depois. Como deu 111,80 mUI/ml, achei compatível com os valores da tabela para 1-2 semanas.
Acordei dia 15/12 com uma péssima sensação... A memória sempre nos trai, meninas! Isso é fato. Mesmo eu tendo passado "bem" pelo primeiro aborto, não deixou de ser um evento péssimo, né? Fiz o outro beta e tentei relaxar, mas não consegui de forma nenhuma. Para completar, tive que fazer um novo cadastro de paciente no laboratório que eu escolhi porque o sistema estava com problema e, quando fui verificar o andamento do exame via internet, cadê meu cadastro??? Não existia! Tive que ligar e fazer ameaças sérias, depois tudo se resolveu. Dessa vez a ansiedade me pegou, olhava de 20 em 20 minutos... Mas no fundo eu sabia que tinha algo errado. Vou corrigir: suspeitava. Outro fato curioso: meu marido é um cara super presente, mas nas vezes em que tive essa chata notícia de não evolução da gestação, minha mãe estava comigo. Da outra vez, ela viu o ultrassom sem batimento. Desta vez, estava com ela ao telefone quando saiu o resultado: 279,90 mUI/m. Deveria estar por volta de 500 :(
Liguei para minha médica que disse que realmente esse valor não era bom, mas que teria que fazer mais dois betas para acompanhar e continuar com o Clexane (falando nisso, para quem tem medo de agulha: não dói nadinha!!! Juro.). Quase desisti do Clexane, mas apliquei. Protocolo é protocolo, né? Mas, como sou mais racional que emocional, sei que esta gestação nem de longe vai adiante. Só espero que não seja algo sério, tipo gravidez ectópica... Um ovo cego já me deixaria feliz rsrsrsrs. É sério, já que está sacramentado o fracasso dessa gravidez, que seja algo que eu possa me livrar rapidamente e de forma natural, como da outra vez. Tomara!
Para finalizar, não está sendo nada dramático esse novo aborto... O primeiro foi bem mais 'pesado'. Agora minha mente está tranquila, focando só na minha saúde. Espero não ter que passar por cirurgia nenhuma... Fim de ano, gente!!! Pelamor! Daí fico pensando: p%$$, olha como eu fui irresponsável! Fazer um filho próximo de festas de fim de ano, já tendo tido um aborto antes... Energúmena! kkkk Mas tudo é experiência. Agora vou pensar na FIV para o ano que entra. Mas antes vou ajustar minha vida profissional, que está uma zona.
Amigas, aproveito para desejar boas festas à todas. Beijos!